Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

O poder da luz

O poder da luz

Foi o artista e designer social Daan Roosegaarde quem fechou a EDP Business Summit’21 e que, com uma nota de otimismo e encantamento, reforçou todas as potencialidades da luz e energia solar.

Publicado em 25 de Junho de 2021 às 07:01

Criativo por natureza e artista por formação, criou uma “fábrica de sonhos” – o Estúdio Roosegarde – para dar vida aos seus projetos. Daan Roosergaarde apresentou alguns dos seus projetos, de forma a comprovar que unir o belo, o útil e o sustentável não só é possível, como já está a ser feito. “A ciência é uma ferramenta excelente para tornar os sonhos realidade”, contou.

Van Gogh Path – Inspirado no quadro “A Noite Estrelada” de Van Gogh, esta ciclovia é composta por milhares de pequenas pedras que brilham no escuro, devido à energia solar que absorvem durante o dia. Esta obra faz parte do projeto Smart Highway, que consiste em construir estradas inteligentes, utilizando luz, energia e informação que interagem com as condições do tráfego.

Smog Free Project – O maior aspirador de poluição do mundo, é uma torre de sete metros de altura capaz de filtrar o ar em espaços públicos. Processa 30000 m3 por hora de ar, utilizando 1400 watts de potência.

Grow – A utilização da receita certa de luz azul, vermelha e ultravioleta pode reduzir para metade a utilização de pesticidas e estimular o crescimento das plantas. Numa plantação de alho francês com cerca de 20000 m2, quatro sistemas alimentados por energia solar projetam a luz horizontalmente provocando um belíssimo efeito. “A luz continua o trabalho do sol depois de escurecer”, explicou.

Acompanhe a conferência no dia 17 de junho | Inscreva-se Agora
EDP Comercial
EDP Business Summit

Líderes e empresas comprometidos com a transição energética

Saiba Mais