Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

A revolução energética de produzir e armazenar o sol no EDP Business Summit

A revolução energética de produzir e armazenar o sol no EDP Business Summit

A aposta na energia solar e o seu contributo para a sustentabilidade, rentabilidade e capacidade de atrair investimento é o principal foco da edição deste ano do EDP Business Summit, que será digitalmente transmitido para todo o mundo já no dia 27 de outubro.

Publicado em 25 de Outubro de 2022 às 10:21

Sob o lema de “Here comes the Sun” ou “Aí vem o sol”, a edição deste ano do EDP Business Summit será transmitida online para todo o mundo a partir de Lisboa, com tradução simultânea para português e espanhol.

O foco na energia solar como peça relevante da transição energética das organizações será abordado por oradores de renome internacional como Roger Ballentine, ex-consultor para alterações climáticas do antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton e atual CEO da Green Strategies Inc; Walburga Hemetsberger, CEO da SolarPower Europe; ou ainda David Rowan, perito em tendências de tecnologia e inovação empresarial que já investiu em mais de 90  start-ups tecnológicas, incluindo oito que se tornaram “unicórnios. É na multiplicidade de ângulos que o programa procurou captar – investimento, diferentes modelos de negócio, contributo da regulação e inovação – que a conferência deste ano se vai centrar, para mostrar como a energia solar é uma das respostas para a transição energética e para as questões que, nesta fase, estão nas prioridades das empresas.

Solar, a “escolha óbvia”

Para explicar porque é que a aposta na energia solar é uma “escolha óbvia”,  a conferência vai contar com oradores com créditos firmados no investimento nesta fonte energética como Frederic El-Ahdab, CSO (Chief Security Officer) da Faurecia, fornecedora de componentes automóveis, o maior contrato para energia solar distribuída anunciado pela EDP até agora; o evento contará também com Guy Pacheco, CFO (Chief Finantial Officer) do Grupo CTT, com quem a elétrica estabeleceu uma parceria estratégica para a instalação de bairros solares capazes de levar a energia do sol a mais de 8.000 empresas e famílias;  José Luís da Mata Torres, Diretor de Supply Chain da Sociedade Central de Cervejas, que conta com múltiplos projetos de solar em Portugal e Miguel Fonseca, administrador da EDP Comercial.

Inovação tecnológica, um grande contributo

O desenvolvimento tecnológico, através da inovação, muito tem contribuído para impulsionar a transição energética e é um elemento relevante para potenciar a energia solar. A maioria das reduções de emissões de dióxido de carbono até 2030 serão possíveis através de tecnologias que já estão no mercado atualmente. Mas, em 2050, quase metade das reduções de emissões de CO2 será conseguida através de tecnologias que agora ainda são protótipos ou estão em fase de testagem.

Foi (e é) graças à inovação que foram desenvolvidas as baterias, que ao serem associadas à instalação de painéis fotovoltaicos permitem às empresas uma maior autonomia face à dependência da rede (pode chegar aos 70%).

Um bom exemplo da capacidade de inovação de armazenamento de energia solar, é o da start up norte-americana de energias renováveis Yotta Energy, uma empresa de armazenamento de energia, que desenvolveu uma bateria simples, modular, económica, segura e durável, que pode ser associada a painéis solares. O CEO da Yotta Energy, Omeed Badkoobeh, estará presente na EDP Business Summit, onde fará uma intervenção no painel centrado no potencial do armazenamento.  

Enquadramento regulatório, essencial na equação

A par da inovação é preciso um enquadramento regulatório que potencie a utilização da tecnologia.

A SolarPower Europe, que faz a ligação entre os legisladores e os políticos e 280 organizações do setor solar representa bem esta necessidade. A CEO, Walburga Hemetsberger, que também é convidada desta edição do EDP Business Summit para falar do “armazenamento como ‘impulsionador da transição energética’”, tem falado publicamente sobre a importância da regulação e da simplificação de processos e de como podem contribuir para impulsionar a transição energética.

Os anos decisivos

Mas não basta a criação de um ecossistema inovador e dos incentivos certos, é necessário que as empresas estejam preparadas e queiram agarrar a mudança.

David Rowan, que irá encerrar o EDP Business Summit’22, irá endereçar precisamente esse tema, procurando evidenciar que vivemos no período certo para promover a inovação para a descarbonização. “Se for um decisor em qualquer tipo de negócio hoje será fácil sentir-se ansioso com as manchetes sobre inflação, escassez energética e o impacto global das alterações climáticas. Mas e se virmos a transição energética como a oportunidade de uma vida? Terei uma visão otimista na EDP Business Summit 22, ao defender que a pressão urgente para cada organização medir e reduzir as suas emissões de carbono – independentemente de tendências económicas mais alargadas – dá-nos uma oportunidade rara para unir a criatividade empresarial e a inovação científica para assim divulgar mil novas formas de descarbonizar. Algumas das próximas empresas bilionárias serão criadas no setor tecnológico-climático nos próximos anos – por isso vamos abraçar a mudança enquanto líderes e vamos trabalhar juntos na construção de uma nova geração de negócios sustentáveis enquanto construímos também um futuro mais limpo”, afirma David Rowan.

É chegada a hora de os investidores, os legisladores, os inovadores e os empreendedores trabalharem juntos na construção de uma solução que promova um planeta “limpo” como herança para as próximas gerações.

Programa EDP Business Summit

15h00 Boas-vindas e introdução Vera Pinto Pereira, Administradora Executiva da EDP

15h10 Tudo sobre Transição Energética: re-imaginando um futuro sustentável

Roger Ballentine, presidente da Green Strategies Inc.

15h30  Solar, uma escolha óbvia

Frederic El-Ahdab, CSO da Faurecia
Guy Pacheco, CFO do Grupo CTT
José Luís da Mata Torres, Diretor de Supply Chain da Sociedade Central de Cervejas

Miguel Fonseca, Administrador da EDP Comercial  

16h10 Pausa

16h15 Armazenamento como elemento impulsionador da transição energética

Omeed Badkoobeh, Cofundador e CEO da Yotta Energy
Walburga Hemetsberger, CEO da SolarPower Europe

Sofia Tavares, Diretora de Marketing de Produto B2B da EDP Comercial

16h50 O momento para a inovação energética  

David Rowan, especialista em tendências tecnológicas e inovação corporativa

17h10 Encerramento  

EDP
EDP Business Summit

Líderes e empresas comprometidos com a transição energética